terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conceito Mulligan

     O Conceito Mulligan apresenta uma abordagem terapêutica diferenciada, pois os resultados do tratamento são imediatos e o processo de realização é indolor para o paciente. A sua eficácia é respaldada por vários artigos da literatura científica (Vicenzino, entre outros). O Conceito baseia-se na Teoria da falha posicional. Seguido de injúria ou trauma a articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal, levando a restrição do movimento e a dor (bloqueios mecânicos a partir dos tecidos inertes; sinais aferentes dolorosos articulares levando a espasmo protetor). A Técnica busca o reposicionamneto articular, objetivando a restauração da artrocinemática fisiológica. Com o reposicionamento, haverá a reorganização dos componentes articulares, resultando na diminuição da dor e no aumento da flexibilidade.  As mobilizações são realizadas em posições funcionais, onde os pacientes referem os sintomas. As aplicações repetidas resgatam a memória do movimento, mantendo a correção da falha posicional. Os tapings serão utilizados para a manutenção da correção. O Conceito Mulligan é ensinado regularmente por profissionais credenciados e certificados em 30 diferentes países. Todos os cursos seguem a mesma metodologia internacional de ensino da Mulligan Concept Teachers Association (MCTA), assegurando o padrão de qualidade que faz das técnicas deste Conceito, as mais eficazes, atualmente, no tratamento de disfunções musculoesqueléticas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Meridianos miofasciais, segundo Thomas Myers.

                                        
        Por mais que os músculos possam agir de forma individual, eles também atuam mediante conexões por todo o corpo no interior de faixas de fáscias integradas funcionalmente. Essas lâminas e linhas seguem a ação e a trama da estrutura do tecido conjuntivo do corpo, formando "meridianos" miofasciais determináveis. Tração, tensão, compensações e a maioria dos movimentos são distribuídos ao longo dessas linhas. Isto conduz a uma melhor percepção tridimensional da anatomia músculoesquelética e a uma avaliação dos padrões de compensação e distribuíção de forças do corpo como um todo. Em termos clínicos, conduz a um entendimento diretamente aplicável de como as disfunções dolorosas em uma área do corpo podem estar ligadas a uma região totalmente "silenciosa" e até certo ponto distante. 

Tensegridade

    O termo tensegidade foi inventado a partir da expressão “tension integrity”, ou “integridade de tensão”, do designer R. Buckminster Fuller. O termo é referente a estruturas que mantêm sua integridade devido, primariamente, a um equilíbrio de forças contínuas de tensão através da estrutura, em oposição a um apoio de forças compressivas contínuas. Toda a estrutura é mantida por um equilíbrio entre tensão e compressão. As estruturas de tensegridade são caracterizadas por tensão contínua e compressão local. Desta forma, podemos enxergar os ossos como elementos de compressão e a miofascia, ao redor, como os elementos de tensão. Sendo assim, o tônus da miofascia torna-se determinante para o equilíbrio estrutural. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Auriculoterapia da Escola Huang li Chun

     
    Fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a Auriculoterapia visa reequilibrar o organismo tratando de maneira eficaz diversas desarmonias. O equilíbrio é alcançado pela estimulação de pontos auriculares através de pressão com sementes, sem a utilização de agulhas. Os pontos auriculares são áreas especificas distribuídas no pavilhão auricular, que refletem a atividade funcional de todo o organismo. A Dra. Huang Li Chun desenvolveu esta técnica que integra princípios teóricos da Medicina Oriental e Ocidental, e ao longo de 50 anos vem mostrando sua eficácia através de pesquisas de diversas enfermidades em seu Instituto na China. 
    A orelha é considerada um microssistema, através do qual podemos tratar o organismo como um todo.  
    Algumas indicações: dores músculo-esqueléticas, dores de cabeça, distúrbios respiratórios, 
distúrbios do sono ,  TPM, ansiedade e etc.

Mapa Auricular segundo a Escola Huang Li Chun

Seguidores

Visitantes